
Está sendo investigado em Jacareí uma possível aplicação de vacinas vencidas na cidade. O problema foi detectado após monitoramento do estoque vacinal pelo Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES), da Secretaria Estadual da Saúde.
A apuração está ocorrendo nas vacinas VIP (Vacina Polio Inativada) e de Rotavírus com validade até 28 de fevereiro de 2025. A prefeitura de Jacareí informou que está averiguando se houve erro de digitação, mas não descarta a possibilidade das vacinas vencidas terem sido aplicadas de fato. Não foram informadas quantas pessoas tomaram essa vacinas.
Veja a nota na íntegra enviada pela prefeitura de Jacareí:
“A Secretaria de Saúde de Jacareí esclarece que durante um processo de monitoramento do estoque de vacinas pelo Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES) – Estadual, ocorreu a identificação de uma possível aplicação de doses vencidas das vacinas VIP (Vacina Polio Inativada) e Vacina Oral de Rotavírus Humana, com validade até 28 de fevereiro de 2025.
A Prefeitura está fazendo uma investigação junto à corregedoria para verificar se houve erro na digitação do lote no sistema ou se, de fato, as vacinas foram aplicadas erroneamente. Se comprovado o erro, os profissionais envolvidos serão responsabilizados junto à Prefeitura e junto ao respectivo Conselho de Classe.
A Secretaria de Saúde enfatiza que, caso as doses tenham sido aplicadas com a data de validade vencida, não há risco à saúde das pessoas que as receberam, tendo como principal efeito a possibilidade de não imunização completa.
Se comprovado o fato, todos que receberam estas doses serão comunicados para receberem a dose correta da vacina, garantindo a imunização completa.
A Vigilância em Saúde vem intensificando o monitoramento das unidades para garantir a correta aplicação das medidas e cobrar processos adequados, visando a segurança e a qualidade da imunização na cidade de Jacareí”.