Câmara de Jacareí vota dois projetos nesta quinta-feira

0 0

Devido ao feriado de carnaval, a Câmara Municipal realiza, excepcionalmente na quinta-feira (6), às 9h, a 5ª Sessão Ordinária do ano, com dois projetos inscritos na Ordem do Dia, entre eles o retorno à discussão do veto total do ex-prefeito Izaias José de Santana à Lei que proíbe a nomeação ou contratação, para determinados cargos e empregos públicos, de pessoas condenadas pela prática de crime de maus-tratos contra animais.

A matéria fez parte da Ordem do Dia da semana passada, mas foi retirada da discussão a pedido do líder do governo na Câmara, vereador Jean Araújo (PP).

Na justificativa, o ex-prefeito afirma que a lei – de autoria de ex-vereadora Sônia Patas da Amizade – faz distinção entre os servidores providos em cargo de comissão e efetivos que tenham relação com animais, de outros servidores que não trabalham com a causa animal, determinando forma de tratamento mais rigorosa para determinados servidores da Administração Pública.

Formalmente, o instrumento legislativo correto para alteração do regime jurídico dos servidores é a Lei Complementar como indica a Lei Orgânica, devendo ser observada a sua tramitação especial. Além disso, a lei apresenta tratamento diferente para os dois tipos de servidores, desrespeitando o regime jurídico único dos servidores municipais, ou seja, uma moralidade híbrida”, disse o ex-prefeito.

A opinião é contraposta ao entendimento da SAJ, que explica que em julgamentos de leis municipais com conteúdo semelhante (exigências para ingresso no cargo público), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP) já entendeu que o assunto não se submete à cláusula de reserva da Constituição Bandeirante e tampouco constitui ingerência nas prerrogativas do Poder Executivo.

Trata-se de matéria relacionada aos princípios da moralidade e interesse público que nada mais faz do que estabelecer exigências para o ingresso de servidores comissionados na Administração Pública, o que a torna, portanto, uma lei constitucional”, citou a Secretaria de Assuntos Jurídicos.

Readequação – O segundo projeto da pauta é de autoria dos 13 vereadores da Câmara e seu conteúdo é semelhante a Lei da ex-vereadora Sônia, objeto de veto total por parte do ex-prefeito e que fará parte da discussão no plenário da Câmara esta semana.

No entanto, a proposta – protocolada em 26 de fevereiro – apresenta readequações na comparação ao projeto original, permitindo que a vedação à nomeação incida a partir da condenação transitada em julgado, perdurando seus efeitos até o cumprimento integral da pena.

Segundo os autores, dessa forma, a restrição se mantém proporcional e compatível com os princípios constitucionais, “ao mesmo tempo em que reforça a idoneidade e a moralidade administrativa”.

Solenidade – Antes da Ordem do Dia, o Cerimonial da Câmara realiza Ato Solene para outorga do Diploma Mulher Cidadã 2025, na conformidade do Decreto Legislativo nº 214/2004, de autoria da ex-vereadora Rose Gaspar.

Tribuna Livre – A advogada e integrante da Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Danessa Fernandes de Salles Santos, fará uso da Tribuna Livre para abordagem do tema “Alterações na Lei Maria da Penha”.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *