
Durante toda essa semana, o NJ vem recebendo diversas denúncias sobre um empreendimento da empresa Coevo.
Uma seguidora relatou que adquiriu um apartamento em 2022 por meio do pagamento parcelado até a entrega das chaves.
Durante a vistoria do apartamento, foram identificados diversos problemas. O banheiro não possuía caimento adequado para a água, além de estar sujo de urina e fezes, e as portas e janelas haviam sido cobertas com massa corrida para ocultar buracos.
A proprietária também afirmou que a empresa não ofereceu a possibilidade de personalização do imóvel, como a instalação de saída para ar-condicionado. Agora, caso opte por essa instalação, perderá a garantia do disjuntor. Além disso, enquanto outros investidores receberam um atendimento para a adaptação da arquitetura do apartamento, essa opção não foi disponibilizada a ela.
De acordo com a mulher, atualmente, qualquer alteração no planejamento do imóvel tem um custo mais alto.
Também foi relatado que uma moradora presenciou o furto de fiação elétrica dentro do empreendimento, que deveria estar sendo monitorado 24 horas.
A cliente também destacou que a empresa utilizou o prazo de 180 dias de atraso, permitido por lei, para a entrega das chaves. Agora, no entanto, está impondo dificuldades como a exigência de um fiador, que não havia sido mencionado anteriormente. Como alternativa, a Coevo oferece a recompra do apartamento.
Outro ponto criticado foi a comunicação no pós-venda. A empresa possui apenas uma unidade física, localizada em Taubaté, onde é necessário agendar horário para atendimento.
Diversos outros compradores também registraram reclamações no site ReclameAqui. “É decepcionante e frustrante ao mesmo tempo esperar mais de dois anos para receber um empreendimento de péssima qualidade, quando, no início, parecia um sonho”, afirmou um cliente. Outro proprietário destacou: “Compramos o apartamento na planta e, na hora da venda, quase estouraram champanhe com a gente. Mas o bom atendimento acaba assim que você assina o contrato.”
O NJ entrou em contato com a empresa nesta quinta-feira (27). A Coevo respondeu por nota. Leia na íntegra: “Em resposta à solicitação do Jornal Nossa Jacareí, a COEVO Construtora, que tem orgulho de sua honestidade e transparência ao longo de 14 anos de atuação, e nunca recebeu qualquer processo por falta de assistência técnica ou qualidade de seus serviços, vem a público esclarecer as seguintes questões relacionadas ao empreendimento Aurora Residence:
1. Atraso na Entrega das Chaves: Informamos que o empreendimento a concluso do empreendimento foi dentro do prazo de carência permitido pela lei, janeiro de 2025, mesmo com todos os problemas enfrentados pela época da pandemia. No entanto, após a emissão do Habite-se, uma série de trâmites burocráticos precisaram ser concluídos para a efetiva entrega das chaves. Entre esses processos, destaca-se a realização da assembleia de instituição do condomínio, ocorrida no dia 10/02, respeitando o prazo de notificação prévia de 10 dias, e a entrega da área comum ao síndico nomeado nessa assembleia. Além disso, é essencial que a empresa contratada para segurança, portaria e zeladoria inicie suas operações para garantir a segurança de todos os condôminos, o que também só ocorreu após a assembleia. A entrega das chaves só começou após a conclusão dessas etapas. Desde então, das 290 unidades construídas, 289 foram vendidas, destas, 67 já foram entregues, as demais estão com agendamento de entrega, outras em revistoria. Entendemos a ansiedade de todos, contudo, é imprescindível que façamos tudo com a devida cautela.
2. Pós-Vendas: Quanto à demora na resposta ao cliente, compreendemos que este é um momento de bastante ansiedade. Contudo, devido à alta demanda de atendimentos, estamos levando cerca de 24 horas para responder a todos os clientes. Pedimos desculpas pela demora nas respostas, mas garantimos que nenhum cliente ficará sem retorno, e todas as mensagens enviadas para os nossos canais oficiais serão respondidas.
3. Qualidade do Empreendimento: Em relação à qualidade do empreendimento, incluindo os problemas apontados nas janelas, garantimos que todas as unidades estão sendo vistoriadas antes da entrega, com foco absoluto na satisfação do cliente. Qualquer ajuste necessário será realizado conforme prometido nos projetos aprovados e memoriais descritivos. Nosso compromisso é entregar o apartamento exatamente como prometido, atendendo a todas as especificações e garantindo a satisfação dos nossos clientes.
4. Furto de Fiação Elétrica: O furto ocorrido em meados de 2024 aconteceu enquanto o condomínio ainda estava em construção, não afetando a integridade dos compradores, já que as unidades não haviam sido entregues. Ressaltamos que problemas desse tipo são comuns em obras e fogem do nosso controle, sendo um problema de segurança pública. Implementamos medidas de segurança adicionais para prevenir futuros incidentes.
5. Exigência de Fiadores: Quanto a exigência de fiadores, esta é realizada, conforme previsto em cláusulas contratuais. Essa medida é adotada para garantir a segurança financeira do empreendimento e assegurar o cumprimento das obrigações contratuais pelos envolvidos, tendo em vista que é prática comercial comum a realização de financiamentos de parte do valor do imóvel junto as construtoras. Entendemos que algumas situações podem fugir do nosso controle, especialmente em grandes projetos. No entanto, contamos com uma equipe especializada dedicada a resolver todos os problemas da melhor maneira possível, sempre focando na satisfação do cliente.
Aproveitamos a oportunidade, para esclarecer e reiterar os nossos pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado e asseguramos que estamos empenhados em resolver todas as questões de maneira justa e eficiente. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos adicionais. Agradecemos a compreensão de todos e seguimos dedicados a melhorar e fornecer um serviço de excelência. Atenciosamente, COEVO CONSTRUTORA”.