
A partir da meia-noite deste domingo (15), os relógios brasileiros devem ser adiantados em 1 hora nos estados em que o Horário de Verão é válido. Assim, quando o relógio marcar às 00h00, este deve ser automaticamente adiantado para às 01h00.
O Horário de Verão consiste no adiantamento do relógio durante as estações do verão e primavera, onde os dias são mais longos. O objetivo é ajudar no racionamento de energia elétrica, fazendo as pessoas aproveitarem mais a iluminação natural do Sol.
Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) mostram que a economia com o horário de verão em 2016/2017 foi de 159,5 milhões de reais, menos que os 162 milhões de reais da temporada 2015/2016.
O governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão nste ano, depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia indicou que o programa vem perdendo efetividade. A justificativa do ONS é que é a temperatura que determina o maior consumo de energia, e não a incidência da luz durante o dia.
Quando o Horário de Verão chegar ao fim, no dia 18 de fevereiro de 2018, os relógios devem ser atrasados, ou seja, quando for 00h00, a hora deve voltar para às 23h00.
Os estados que devem mudar o relógio são:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Minas Gerais
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Distrito Federal