

A vereadora Márcia Santos (PV) encaminhou indicações endereçadas ao prefeito Izaias Santana na última Sessão Ordinária de maio, realizada quarta-feira (31). Entre elas, a solicitação pelo uso de energia solar em edificações públicas municipais e a vinda da Carreta da Mamografia, programa do Governo do Estado, à Jacareí.
Entre os vários motivos listados pela vereadora para a adoção do uso de energia solar em prédios públicos e privados do município, está a Portaria nº 538 do Governo Federal, de 15 de dezembro de 2.015, que criou o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica – ProGD, editando normas para incentivo da geração de energia a partir de placas solares.
Outra grande razão apresentada pela vereadora para a indicação é o custo da energia: “a energia solar é praticamente inesgotável, não emite carbono e é grátis”, defendeu a vereadora.
Márcia complementa que nas licitações para construção ou reforma de prédios públicos, a prefeitura exija das empresas concorrentes a implantação do sistema de aproveitamento de energia solar.
Mamografias – outro pedido da vereadora ao prefeito foi o empenho em trazer para Jacareí o Carreta da Mamografia, ligada à Secretaria de Saúde do Estado, a fim de realizar exames preventivos de câncer de mama.
“A Carreta tem se notabilizado pela eficiência na realização de exames preventivos e contribuído para ampliar o acesso e incentivar mulheres a realizarem a mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado”.