
Em junho, a conta de luz vai ficar mais barata. Isso porque a bandeira tarifária de energia elétrica será verde para o mês, o que significa que não haverá custo extra na conta cobrada aos consumidores.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a redução se dá devido ao aumento das chuvas nos reservatórios das usinas hidrelétricas e, também, perspectivas de diminuição do consumo.
Junho interrompe dois meses seguidos de bandeira vermelha, acionada quando os reservatórios estão mais vazios, o que deixa a conta de luz mais cara.
O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pelo órgão regulador, que avalia a situação dos reservatórios em todo o país para tomar uma decisão.
A cobrança extra está em vigor desde março deste ano, quando foi instituída a bandeira amarela. Essa classificação adiciona uma taxa de 2,00 reais para a cada 100 quilowatt-hora consumidos. Nos meses de abril e maio vigorou a bandeira vermelha em seu primeiro nível, o que adicionava um taxa de 3,00 reais a cada 100 kWh.