
* por Ícaro Leal
O jacareiense Antonio Leme, o Tó, fez história na bocha paralímpica nesta segunda-feira (12), nos Jogos Rio 2016. Em sua primeira participação na disputa de pares BC-3 e também do Brasil, o atleta conquistou a medalha de ouro da categoria ao ajudar seus companheiros de equipe a vencer a Coréia do Sul por 5 a 2.
O time brasileiro de pares BC-3 é composto pelo jacareiense Tó, e também pelas atletas Evani Soares da Silva e Evelyn de Oliveira. A conquista da medalha de ouro não foi fácil. Para chegar na final, o Brasil teve que enfrentar Bélgica, Canadá e Coréia do Sul na primeira fase, e Cingapura nas semifinais. Foram três vitórias e apenas uma derrota, para a Coréia do Sul.
A final foi uma espécie de revanche contra os coreanos. No primeiro “end”, o Brasil abriu boa vantagem sobre os asiáticos colocando três bolas brasileiras próximas da branca abrindo 3 a 0. No segundo e no terceiro, os coreanos conseguiram diminuir o marcador para 3 a 2. Na última rodada, o Brasil voltou a vencer a parcial por 2 a 0, faturando a medalha de ouro ao vencer por 5 a 2.
Agora, o jacareiense terá pela frente a competição individual BC-3 com estreia na terça-feira (13) contra a atleta de cingapura Sze Ning Toh, às 10h. O segundo jogo do individual será contra a sueca Maria Bjurstroem, na quarta-feira (14), às 13h15. Todas as partidas são válidas pelo grupo D da competição.