
* Por Ana Sílvia Varella Bagattini
Todas as pessoas têm necessidades sexuais, incluindo a de estar perto, de tocar e ser tocada. A sexualidade é um fato inevitável da vida! A maioria dos idosos continuam a apresentar um grande interesse em sexo e, estando relativamente saudável e tendo um(a) companheiro(a), continuará a ter uma vida sexual ativa. Há algumas limitações na sexualidade na velhice, mas pode haver em qualquer idade, mas é preciso tentar superá-las.
A imagem de que o idoso não tem sexualidade ou interesse em sexo é em função da nossa cultura, de mitos e preconceitos, que contribui para a negação da sexualidade nesta fase da vida. Mesmo hoje vivendo numa sociedade moderna, quando se trata desse assunto na terceira idade é ainda mais evidente o preconceito.
Um outro motivo que leva à redução da atividade sexual entre idosos, é a perda de libido, que é normal ocorrer devido à diminuição da produção hormonal, tanto feminina quanto masculina. Mesmo assim, o sexo entre idosos pode ser prazeroso, desenvolvendo novas formas de satisfação, tanto físicas como mentais. Depende de como o idoso encara esse processo, se há o conformismo ou a rejeição.
Muitos idosos, dizem não precisar usar camisinha, já que não se pode mais reproduzir. O que resulta em muitos idosos portadores de doenças sexualmente transmissíveis. Em qualquer idade o sexo requer proteção!
Quebre esse tabu! Imagine você em sua velhice.
Obs:O texto não reflete, necessariamente, a opinião do NJ