
A praça Tancredo Neves, no Jardim Jacinto, será palco do espetáculo popular Tião e a Língua do Boi, do grupo Teatro de Construtores, neste sábado (1°), às 16h. Entrada gratuita. Recheado de músicas, o espetáculo conta a história do caipira Tião que, chateado por não ser o escolhido para cuidar dos bois do patrão, cria artimanhas para driblar a rejeição.
Tião e Língua do Boi é inspirado numa tradição da cultura popular: a dança do Bumba meu Boi, ou Boi Bumbá. “Típico do Maranhão, o Bumba meu Boi é registrado como patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional). “A tradição tem ligações com diversas tradições africanas, indígenas e europeias, inclusive com festas religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período de festas juninas”, comenta o diretor Doni Bueno.
Além da valorização da cultura popular, o espetáculo se destaca pela preocupação com o desenvolvimento sustentável, já que todo o cenário foi criado a partir da reutilização de materiais recicláveis. “Reutilizamos papel e madeira. Somente para o acabamento recorremos à tinta látex e verniz”, afirma Bueno.
Ficha técnica – O elenco de Tio e a Língua do Boi é formado pelos atores Andressa Decarla, Gutho Peloggia, Malbatahan Nascimento, Doni Bueno, Lucas Carty e Leandro Pereira de Castro.