
O vereador Fernando da Ótica Original (PSC) questionou a Prefeitura de Jacareí sobre a falta de semáforo em um cruzamento da Avenida São Jorge com a Rua Santo Ivo, no bairro Cidade Salvador, região leste de Jacareí. O documento que originou o questionamento à administração municipal partiu de um pedido de informações, aprovado no plenário da Casa durante sessão ordinária realizada na última semana.
De acordo com o vereador, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) orienta a implantação de semáforo em casos de travessias críticas, afirmando que “devem ser identificadas as rotas esperadas de pedestres em função da presença de polos geradores de viagens a pé (ponto de ônibus, escola, hospitais, shopping)”, disse. “No caso deste cruzamento, além do fluxo já ser intenso, ainda existe um ponto de ônibus em frente à padaria, na esquina, proporcionando aumento do transito de pedestres”, completa Fernando.
No último documento protocolado por Fernando sobre o caso, o Executivo avaliou que o número de acidentes ocorridos no local entre 2010 e 2014 não justifica a instalação do semáforo. “Solicitei esclarecimentos sobre como a Administração chegou a essa conclusão, além da apresentação de um fluxograma, com os respectivos blocos de anotações, comprovando que a travessia não é crítica”, explica.