
De acordo com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), para participar do programa o candidato deve ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e levar RG, CPF e carteira de trabalho, já que o PEQ é voltado para quem tem baixa escolaridade.
As aulas serão ministradas no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e as primeiras turmas estão previstas para o início de outubro. Segundo a Sert, os cursos são gratuitos, voltados para homens e mulheres, com objetivo de oferecer ao trabalhador uma oportunidade de se capacitar profissionalmente. Os participantes dos cursos regulares receberão bolsa-auxílio de R$ 210 mensais, auxílio-transporte, lanche e material didático.
Para o município de Jacareí foram disponibilizados dois cursos: ajustagem mecânica e soldador elétrico. As inscrições para ajustagem mecânica já se encerraram. Ao todo são 32 vagas para cada curso, divididas em duas turmas.
O PEQ, lançado em 2008, oferece qualificação para que o aluno aumente as chances de inserção no mercado. Os cursos foram definidos de acordo com os segmentos demandados pelas Comissões Municipais do Emprego, atendendo assim às necessidades específicas de cada município. O PAT de Jacareí fica na rua Alfredo Schürig, 283, centro.