Jacareí apresenta o projeto Cidade do Pedestre em parceria com o IFSP

0 0
Na tarde de terça-feira (8), no campus de Jacareí do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), foi apresentado oficialmente o projeto Cidade do Pedestre, iniciativa da Prefeitura de Jacareí voltada à educação para o trânsito e à promoção de uma mobilidade urbana mais segura, acessível e centrada nas pessoas.
O encontro reuniu professores e alunos da Faculdade Federal de Arquitetura e Urbanismo, ocasião em que foi também formalizado o convite para uma cooperação técnica entre o curso federal e a Escola Pública de Trânsito, órgão da Secretaria de Mobilidade Urbana responsável pelo projeto e curadora pedagógica do programa de educação em mobilidade do município.
O projeto será implantado no tradicional Parque dos Eucaliptos, localizado na região central da cidade, respeitando e integrando seu atual uso pela população. A proposta amplia e qualifica a antiga ‘minicidade’ já existente no local, transformando-a em um laboratório urbano de mobilidade humana, que simula uma cidade real pensada não só para os carros, mas para pessoas de todas as idades. A estrutura incorporará o conceito de ruas completas, com inclusão de diferentes modais, acessibilidade universal, segurança viária e sustentabilidade.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, a Cidade do Pedestre será um espaço de vivência prática e cidadã, onde a população poderá aprender e experimentar, de forma lúdica e educativa, como se deslocar com segurança e respeito no ambiente urbano. A parceria com o IFSP reforça o caráter técnico e pedagógico da proposta, que se consolida como referência em educação para o trânsito e inovação nas políticas públicas de mobilidade.
Entre as intervenções previstas estão a pavimentação das pistas de caminhada, construção de ciclovias, cobertura da praça circular existente, ampliação dos trechos de deslocamento educativo, reforma dos banheiros, instalação de novos bebedouros, melhoria do sistema de drenagem, iluminação pública modernizada, além da instalação de câmeras de segurança interligadas ao COI (Centro de Operações Integradas). Todo o projeto será executado com o compromisso de preservar integralmente as árvores existentes e ampliar a arborização do parque, reforçando o caráter sustentável da iniciativa.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *