
Nesta semana, a Prefeitura de Jacareí intensifica as ações de combate aos focos do mosquitoAedes aegypti na região dos bairros Cidade Salvador, Jardim Santa Marina, Igarapés, Parque Santo Antônio, Jardim Santa Maria, Prolongamento do Santa Maria, Parque Brasil, Avareí, Vila Pinheiro, Jardim Guarani e Parque Itamarati.
As ações conjuntas, realizadas entre as secretarias de Saúde e Infraestrutura, com apoio de diversas outras, são promovidas para combater o mosquito transmissor e frear o crescimento do número de casos de dengue no município.
O cronograma pode ser alterado conforme as necessidades do município, com avaliações realizadas diariamente pela Secretaria de Saúde.
Visitas Casa a Casa
Cronograma: Cidade Salvador, Jardim Santa Marina e Igarapés.
As visitas são realizadas por Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que visitam as residências em busca de possíveis focos da dengue e passam orientações aos moradores. Os agentes estão com coletes e crachás de identificação, portanto é de extrema importância que o munícipe permita o acesso desses profissionais.
Nebulização
Cronograma: Parque Santo Antônio.
Aplicação de inseticida, pontualmente em locais com casos confirmados ou suspeitos da doença. O produto utilizado não oferece riscos à saúde de humanos e animais.
Cata-Treco
Cronograma:
- Terça-feira (22/04): Jardim Santa Maria e Prolongamento do Santa Maria.
- Quarta-feira (23/04): Parque Brasil e Avareí.
- Quinta-feira (24/04): Vila Pinheiro e Jardim Guarani.
- Sexta-feira (25/04): Parque Itamarati.
Coleta de materiais inservíveis que podem acumular água e servir como criadouros do mosquito. São recolhidos pelo caminhão itens como móveis velhos, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, plásticos em geral, papelão, vidro e metais em geral. Os moradores devem colocar os materiais na calçada antes do início da operação, até às 6h50.
Fumacê
Cronograma: Jardim Didinha, Jardim América, Jardim Panorama, Bandeira Branca I e II.
Nessa nebulização espacial (fumacê), um veículo passa pelas ruas fazendo a aspersão de água com larvicida. A mistura espalhada nos bairros permanece no ambiente por alguns minutos e atinge os mosquitos que estiverem voando ou desalojados de seus refúgios. Por isso, é necessário que os moradores deixem portas e janelas abertas durante a passagem do fumacê, para que as gotículas de larvicida geradas pelo equipamento penetrem o interior dos quintais e das casas, nos locais onde os mosquitos são encontrados.
Pulverização com Drone
Ação de pulverização de larvicida com drone em pontos estratégicos de difícil acesso aos agentes de combate às endemias no município.