
Nos primeiros 10 dias do ano, Jacareí registrou um aumento de 15% nos casos de virose em comparação ao ano passado. Até o início desta terça-feira (14), o número de casos confirmados era de 622, contra 538 em 2024.
A secretária de Saúde Dra. Márcia Santos disse que alguns fatores devem ser considerados para este aumento. “A gente tem que pensar que essa média é pós um período de verão, pessoas aglomeradas no Litoral, abusos alimentares. Esse aumento nos casos pode ser desde intoxicação alimentar, mal condicionamento de alimentos, uso abusivo de medicamentos, entre outras coisas, então não necessariamente é impacto do que está acontecendo no Litoral Sul e parte do Litoral Norte”.
As viroses são infecções que causam problemas gastrointestinais e sintomas como diarreia e vômito e que podem afetar até quem não esteve na praia nas férias.
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, preparou um alerta para a prevenção e cuidados.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da virose são:
- Dores abdominais
- Diarreia
- Náuseas
- Vômito
- Febre (em alguns casos)
Ainda de acordo com a Dra. Marcia Santos, ‘a saúde de crianças e idosos exige cuidados especiais, principalmente durante períodos de virose. A prevenção é o melhor remédio, por isso, orientamos a população a manter a higiene das mãos e buscar atendimento médico em caso de sintomas como febre, diarreia e vômito.’
O Que Fazer?
A piora da diarreia e vômito pode levar a desidratação, por isso é importante buscar ajuda médica o quanto antes para receber os devidos cuidados, como hidratação adequada, além da realização de exames e utilização de medicações específicas para cada caso. Nos casos de surtos, os profissionais de saúde farão investigação dos casos para buscar as causas e promover ações para conter outras ocorrências.
Cuidados simples podem fazer toda a diferença na prevenção:
- Lavar bem as mãos com água e sabão
- Beber água mineral ou filtrada
- Não compartilhar copos, pratos e talheres usados por outras pessoas
- Lavar bem os alimentos antes de comer
- Higienizar superfícies e utensílios
- Manter o lixo devidamente tampado para evitar a proliferação de moscas e outros insetos.