
Uma falha no sistema da Suzano, indústria de papel e celulose, provocou uma liberação maior de gases nesta segunda-feira (22), causando mau cheiro, que atingiu diversos bairros de Jacareí.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) informou que vai aplicar sanções contra a empresa.
Muitos jacareienses reclamaram do forte odor, e a companhia ambiental realizou uma vistoria na Suzano.
Ficou constatado uma incorreção no sistema de instrumentação, no controle do nível de um dos silos de produção, provocando a abertura da válvula de segurança e, consequentemente, a liberação de gases para a atmosfera.
A agência ambiental informou que ainda não tem uma definição de qual penalidade será aplicada para a Suzano, mas que aplicará as sanções legais cabíveis, além de exigir melhorias no sistema para evitar novas ocorrências semelhantes.
A Suzano respondeu por nota.
Leia na íntegra:
“A empresa esclarece que o odor proveniente do processo de produção de celulose algumas vezes pode ser potencializado devido a alguns fatores, como o processo de inversão térmica, que é um fenômeno natural caracterizado pela retenção temporária do ar frio próximo da superfície, geralmente em períodos mais frios. Junto do ar frio ficam retidos também os gases emitidos na atmosfera, impedindo sua dispersão e causando uma percepção maior do odor.
Na data de hoje, a empresa reforça que também revisou todas as etapas do seu processo e identificou oportunidades pontuais que foram prontamente sanadas e apontadas ao orgão regulador durante a visita da equipe da CETESB na unidade.
A empresa reforça que as emissões resultantes do processo de fabricação de celulose não provocam danos à saúde. Todas as operações da companhia são devidamente licenciadas e outorgadas pelos órgãos da administração pública competentes, e cumprem com as determinações de cada um deles.”