Em audiência, Câmara de Jacareí discute políticas públicas para animais de grande porte

0 0

A Comissão Permanente de Defesa do Meio Ambiente e dos Direitos dos Animais (CDMADA) da Câmara Municipal realizou, na noite de quinta-feira (13), uma audiência pública para tratar da saúde e dos direitos dos animais em Jacareí, visando promover debates sobre a conscientização e a orientação de políticas públicas da causa.

Presidida pela vereadora Sônia Patas da Amizade (PSD), a ênfase da audiência foi sobre maus-tratos em relação aos animais de grande porte, geralmente utilizados para trabalhos de tração, os quais muitos acabam sendo abandonados após perderem a utilidade, ou vítimas de violência humana, como açoites e atropelamentos.

Logo no início, a presidente da Organização Não Governamental (ONG) Santuário Filhos de Shanti, Rosângela Coelho, foi convidada a apresentar um relatório de resgates resultantes de maus-tratos a animais na região de Taubaté e Litoral Norte.

Um dos debates foi relacionado à utilização dos animais para o tráfico de drogas. O delegado Pedro de Fátima Silva, do 1º Distrito de Jacareí e Santa Branca, presente na audiência, afirmou que denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia de forma anônima, assim como Boletins de Ocorrência em casos de crime de abandono e maus-tratos.

Já o Diretor de Proteção Animal, Romney Ferreira, expôs o que a Prefeitura tem realizado e esclareceu como as secretarias de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana têm trabalhado juntas em casos de resgate de grandes animais em vias públicas.

Por outro lado, a munícipe Ivete Mota ponderou que o lado dos donos também precisa ser considerado, pois muitas vezes utilizam o trabalho animal para sua subsistência e não têm condições de dar o cuidado ideal. “As políticas públicas também precisam dar condições para que proprietários providenciem o necessário para o bem-estar de seus animais”.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
50 %
Excited
Excited
50 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *