
As equipes da Defesa Civil, ao lado das secretarias de Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente & Zeladoria Urbana, Assistência Social e Fundação Pró-Lar de Jacareí estão atuando em toda cidade desde as chuvas fortes da noite do último sábado(12).
O Departamento de Limpeza Pública está nos locais com equipamentos e caminhões, além do Cata-treco, recolhendo materiais descartados e desobstruindo as vias. Já o Departamento de Manutenção e Conservação Viária trabalha nas regiões afetadas fazendo vistoria e limpeza dos pontos críticos dos córregos e bocas de lobo, além da manutenção das vias não pavimentadas nos bairros Chácaras Reunidas Igarapés, Veraneio Ijal, Veraneio Irajá, Jardim São Luiz e Nova Jacareí. A Diretoria de Parques e Áreas Verdes está recolhendo galhos de árvores espalhados pela cidade. Contatos relacionados à zeladoria do município, estão aqui.
No Jardim São Luiz, as ruas vêm sendo lavadas e móveis retirados das ruas. Um dos córregos do Jardim Paraíso passa por desassoreamento manual, nesta segunda-feira, e outra equipe está fazendo limpeza na Avenida Diogo Fontes.
A Defesa Civil de Jacareí atendeu todos os bairros com incidentes, prestando atendimento às pessoas e analisando eventuais danos aos imóveis. Contatos com a Defesa Civil devem ser feitos pelo 199.
Major Acácio
O acesso à Avenida Major Acácio Ferreira está interditado, temporariamente, devido a um desmoronamento de terra às margens do Rio Paraíba, decorrente das chuvas do último sábado (12). Equipes da Prefeitura de Jacareí estão atuando no local, desde sábado, e definindo a obra adequada para o trecho. O prazo para execução e reabertura da via serão divulgados tão logo os estudos sejam encerrados. A via está devidamente sinalizada.
Vale destacar que a Secretaria de Meio Ambiente &Zeladoria Urbana realiza, periodicamente, a limpeza dos córregos da cidade. No Jardim São Luiz, a limpeza de desobstrução foi realizada na última sexta-feira (11).
Drenagem
A Prefeitura de Jacareí, por meio de suas equipes de trabalhos urbanos e sociais, está empenhada em amparar a população e prestar assistência neste momento delicado. Como se sabe, o déficit em obras de drenagem e construção de piscinões é alto e precisa ser enfrentado. Neste sentido, já foram entregues três piscinões na região do Jardim do Marquês, além da licitação para a canalização do Córrego do Tanquinho, e o recente anúncio da assinatura do contrato para o novo piscinão do Córrego Seco.
Em relação à construção de uma galeria de águas pluviais, a Secretaria de Infraestrutura está em fase de estudos e planejamento para solucionar oproblema na região.