

A Defesa Civil de São José dos Campos iniciou neste domingo (1º) a Operação Verão, que prosseguirá até o próximo dia 31 de março com o objetivo de preservar vidas e reduzir danos materiais no período de maior incidência de chuvas, podendo ser prorrogada em caso de necessidade.
É desenvolvida em conjunto com órgãos estaduais e concessionárias de serviços.
Em dezembro, com a proximidade da estação mais quente do ano, começam também as chuvas de verão e a preocupação com cheias de rios, enchentes, raios, deslizamentos de terra e escorregamentos de encostas.
Para evitar e minimizar eventuais prejuízos, a Defesa Civil monitora todas as regiões da cidade.
A equipe atual é formada por 24 agentes e cerca de 100 voluntários treinados.
Monitoramento
As ações consistem no monitoramento remoto das condições meteorológicas por meio das informações fornecidas pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que tem sede em São José.
Os agentes também contam com as previsões de tempo da Defesa Civil Estadual, que abrangem o período de 72 horas. Com as informações disponíveis, o órgão pode decidir enviar equipes para vistoriar áreas de risco no local.
O trabalho envolve ainda vistorias de campo, orientações e atendimentos emergenciais. O objetivo é manter ações preventivas e manter um sistema de alerta para atendimento de emergências.
Na cidade, existem pluviômetros automáticos instalados nos bairros Buquirinha, Chácara Boa Vista, Freitas, Vila Paiva, Jardim Santa Matilde/Vila Cândida e Altos de Santana, todos na região norte. Há equipamentos também no Rio Comprido (sul), Residencial Flamboyant e São Leopoldo (sudeste) e Jardim Jussara/Jardim Paulista (leste).
Os telefones de emergência para a comunicação de incêndios é o 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar – Centro de Operações Integradas).