
Devem procurar as unidades de vacinação apenas as pessoas que viajarão para áreas consideradas de risco e aqueles que moram ou trabalham na zona rural da cidade.
A medida foi tomada após a constatação de que um grande número de munícipes de outras cidades estava se dirigindo aos postos para se vacinar, prejudicando a estratégia de imunização do público prioritário.
As pessoas que não pertencem a esse grupo e residem na área urbana, por sua vez, devem aguardar futuras orientações da Secretaria de Saúde de Jacareí sobre a aplicação da vacina.
“É importante respeitarmos as fases da campanha e a preferência dos grupos prioritários. No momento que uma pessoa que não faz parte desses grupos procura uma Unidade para receber a vacina, estará tirando o direito de quem mais precisa se imunizar, deixando o outro vulnerável a uma possível contaminação. Temos que ser responsáveis neste momento”, orienta Ricardo Buchaul, diretor de Vigilância à Saúde.
Jacareí não registrou até o momento nenhum caso de Febre Amarela. A ação preventiva tem como foco prevenir o risco de pessoas se contaminarem com a Febre Amarela silvestre. Não há registro de Febre Amarela urbana desde a década de 1940. “Se as pessoas das áreas de risco estiverem imunizadas, as chances do vírus chegar à área urbana é ainda menor”, reforça Buchaul.
Quem já tomou a vacina da Febre Amarela está protegido contra a doença pelo resto da vida.
Prioridade – O público considerado prioritário em Jacareí é constituído pelas pessoas que pretendem viajar para uma área de risco ou para o exterior, além das pessoas que moram ou trabalham na zona rural da cidade.
Para as pessoas que vão viajar, as vacinas são disponibilizadas nos seguintes dias e unidades, sempre das 8h às 16h: Segunda-feira – UMSF Parque Brasil; Terça-feira – UBS Santa Cruz dos Lázaros; Quarta-feira – UBS Parque Santo Antonio; Quinta- feira – UMSF Jardim das Indústrias; Sexta-feira – UMSF Parque Meia-Lua.
Para os munícipes que são atendidos e/ou habitam a região das unidades de saúde do Igarapés, Pagador Andrade, Jardim do Vale, São Silvestre, Bandeira Branca, Jardim Yolanda e Santo Antonio da Boa Vista, a recomendação é que todos se dirijam ao respectivo posto de saúde para receberem a vacina. Os documentos exigidos são um documento com foto ou cartão SUS e comprovante de residência em Jacareí.