

Jacareí sediará o 7º Seminário de Educação Ambiental do Vale do Paraíba, na próxima quinta-feira (23), das 9h às 17h, no NEA (Núcleo de Educação Ambiental) dentro do Viveiro Municipal “Seu Moura”, localizado na Estrada Theófilo Teodoro Rezende, 39, Campo Grande.
Vários municípios participarão e apresentarão suas propostas. O evento é organizado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Jacareí e empresa Fibria. Quem lidera é a Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização Social.
Para o município, é importante sediar este evento, “porque mostra que Jacareí está participando das ações, está ativa no Comitê de Bacias, e vai receber todas as cidades”, destaca a gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Graciela Oliveira.
Na programação, alguns municípios como Guararema, Guaratinguetá e Jacareí estarão apresentando suas experiências em educação ambiental. “Outros locais participam do evento, porque que já existe um movimento de integração. Até porque o Comitê de Bacias Hidrográficas fez um plano de educação ambiental que inclui ações de todos os municípios que compõe este comitê. Vamos mostrar o que estamos fazendo em educação ambiental, além de sediar um evento que é de âmbito regional”, falou a gerente.
Confira a programação do Seminário:
9h – Abertura Solene
9h30 – Ações de Educação Ambiental de Jacareí
10h – Mesa redonda com o tema “Educação Ambiental no dia a dia”
10h50 – Coffee break
11h10 – Projeto Horta e Jardim Sustentável – EMEF Antônio da Cruz Payão – Guaratinguetá
11h40 – Visita às exposições
12h – Almoço
13h30 – Atividade em grupo – Dança Circular
14h – Apresentação PAMGEA – Programa Municipal de Guararema para a Educação Ambiental
14h30 – Metodologias para Educação Ambiental com Samuel Protetti – Consultor da Fibria, graduado em Engenharia Ambiental, pós-graduado em Educação Ambiental e com MBA Executivo em Administração de Empresas, com ênfase em Recursos Humanos pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.
15h – Coffee break
15h15 – Apresentação Projeto Ong Eco Vital
15h45 – Ondalva Serrano – Sócia-fundadora e Conselheira do Instituto Auá
16h45 – Preenchimento das fichas de Avaliação