
Nesta sexta-feira (25), acontecerá a edição 2017 da Procissão dos Mortos em Jacareí. A concentração será no Museu de Antropologia, que fica na Rua XV de Novembro, a partir das 21h, e saída do cortejo a meia noite com trajeto até a Capela de São Sebastião, no Largo do Avareí.
Os participantes das edições anteriores assumira a tarefa de organizar o evento deste ano e encenar a lenda, caracterizados, pelas ruas da cidade.
A Procissão dos Mortos é inspirada em uma lenda de Jacareí, sobre uma procissão de mortos que revoltados com a mudança do local cemitério saíam de seus túmulos e seguiam, em lamentos, até a Capela do Avareí, próximo ao Cemitério Campo da Saudade. Se alguma pessoa viva fosse surpreendida espionando a procissão recebia uma vela que, se fosse apagada, transformava-se em osso humano e a pessoa morreria até a próxima procissão.
A população é convidada a integrar a procissão – todos são orientados a ir vestidos com trajes fúnebres. Para que as pessoas possam participar, Matheus Chamim estará ajudando a se maquiarem, gratuitamente no Museu, por ordem de chegada.