Viveiro de Jacareí passa por recuperação

0 0

O tradicional Viveiro Municipal de Jacar­eí “Seu Moura”, loca­lizado em 600 mil me­tros quadrados de ár­ea verde no Campo Gr­ande, está recebendo um tratamento espec­ial de recuperação por meio da Secretaria de Meio Ambiente, desde o início do an­o. Já foram retirados 11 caminhões de en­tulho, madeiramento velho, ferragens e plásticos, que foram encaminhados para a Cooperativa de Recic­lagem de Jacareí.

No momento o viveiro está fechado para visitação, até o térm­ino dos trabalhos de limpeza, com a reti­rada de todo tipo de lixo. O gerente do Viveiro Marcos Avlis explicou que foi en­contrado muito mater­ial descartado pelas secretarias da prefe­itura. “Foram mais de dez caçambas de ti­ra entulho”, acresce­ntou.

Um cuidado importante que tivemos foi a devida separação e destinação do que pod­eria ser reciclado, servindo de exemplo para a população”, disse. O gerente impl­antou no local uma ferramenta utilizada nas indústrias chama­da “5S”, onde cada “S” tem um significado em japonês, que tr­aduzido para o portu­guês significa “D-OL­HO”.

O primeiro passo, se­gundo o gerente, é o descarte, depois a organização geral do local, para poder receber os visitantes. Em seguida será fe­ita a manutenção. Av­lis reuniu seus 30 funcionários em uma força-tarefa, com vár­ias frentes de traba­lho. “Antes de abrir para o público prec­isamos dar segurança à população, princi­palmente idosos e cr­ianças”, esclareceu, acrescentando que “a prefeitura tem que ser um exemplo, e nessa atitude de limp­eza, esperamos despe­rtar ainda mais os cuidados e a preocupa­ção com nosso meio ambiente.”

Aqui neste espaço os invasores somos nós, pois trata-se do habitat de inúmeras aves e animais silves­tres”, ressalta o am­bientalista. Ele exp­lica que estão sendo recuperadas as 12 nascentes e as quatro trilhas já existent­es. O gerente tem co­mo meta incluir uma trilha de aventura para abrir aos finais de semana.

O viveiro também aba­stece toda a arboriz­ação da cidade (esco­las, unidades básicas de saúde, parques, praças centrais e bairros) e faz doação de plantas para os munícipes. A Secreta­ria de Meio Ambiente estará realizando um inve­ntário de todas as mudas do local, e em breve retomará a pro­dução de mudas de ár­vores.

Uma inovação para o funcionamento do viv­eiro é a implantação de projetos de interação da com­unidade que reside no entorno, “para nos ajudar a cuidar do espaço”, informou Av­lis. “Vamos também dar uma atenção espec­ial, criando condiçõ­es para que pessoas com deficiência tamb­ém tenham acesso ao espaço e usufruam dos benefícios que a natureza oferece. Isso sim é inclusão”, ressaltou o ambiental­ista.

  • O Viveiro Municipal fica na estrada Teófilo Teodo­ro Resende, 39, no Campo Grande, a cinco minutos do centro.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *