
Na luta por reajuste salarial, os metalúrgicos da Latecoere, em Jacareí, entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (22). Os trabalhadores rejeitaram as duas últimas propostas apresentadas ontem pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que representa o setor aeronáutico nas negociações da Campanha Salarial.
Com a greve, 100% da produção permanecerá parada até que a Latecoere procure o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos com uma nova proposta. A fábrica possui cerca de 420 funcionários e produz fuselagens utilizadas pela Embraer na produção de aviões.
A proposta patronal prevê um reajuste de 7% retroativo a setembro ou 5% para janeiro de 2017 mais abono de R$ 1.500. Os metalúrgicos reivindicam 9,62%.
“Os trabalhadores entenderam que sem luta não haverá avanço nas negociações. As propostas da Fiesp representam um achatamento nos salários e direitos dos metalúrgicos. Por isso, nossa luta vai continuar”, afirma o diretor do Sindicato José Eduardo Gabriel.