
O Grupo Executivo de Mercado e Preços da Petrobras decidiu em sua primeira reunião reduzir o preço do diesel em 2,7 por cento e da gasolina em 3,2 por cento nas refinarias (média Brasil), segundo informou a estatal em nota nesta sexta-feira.
Esses preços entrarão em vigor a partir da zero hora de sábado (15), disse a Petrobras em nota.
“A decisão do grupo gestor levou em conta o crescente volume de importações, o que reduz a participação de mercado da Petrobras, e também a sazonalidade do mercado mundial de petróleo e derivados”, afirmou a estatal.
Segundo José Alberto Gouveia, presidente do Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo), a maioria dos postos no Estado deve começar a diminuir os preços na segunda-feira (17). “Os postos já começam a receber o produto com o preço novo amanhã, mas a maioria não compra no final de semana”, disse Gouveia. Segundo ele, os preços vão cair, mas menos que os R$ 0,05 por litro estimados pela Petrobras.
A estimativa de redução de R$ 0,05 nos preços não procede, de acordo com o presidente do sindicato, porque não considera custos com impostos, transporte, frete e os gastos com o álcool que é misturado à gasolina. Ele disse, porém, que ainda não fez as contas para projetar quanto o preço deve cair.