
A cidade não mais participar da 79ª edição dos Jogos Abertos do Interior deste ano.
O secretário municipal de Esportes e Recreação, Hernani Barreto, protocolizou essa semana um ofício endereçado a Jean Madeira, secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude, informando da desistência de Jacareí. “É com imenso pesar que tomamos tal decisão e contamos com a compreensão dos atletas e dirigentes aqui da cidade, pois nossa parte foi feita”, disse.
De acordo com informações da prefeitura, a desistência se dá por causa da indefinição por parte do Governo do Estado de São Paulo quanto à cidade que sediará o evento.
Os jogos seriam disputados em Ribeirão Preto, mas o Ministério Público ajuizou ação questionando a realização do evento. De acordo com o MP, o evento poderia interferir no calendário escolar do município, prejudicando o rendimento dos alunos, uma vez que as delegações esportivas ficam alojadas em escolas públicas. A Justiça acatou o pedido, criando o impasse. Desde então o Governo do Estado ainda não definiu a nova cidade-sede.
Hernani explicou que, diante de tal indefinição, a Secretaria de Esportes e Recreação não terá condições nem tempo hábil para se organizar logisticamente. “Nossa meta é sempre participar de forma satisfatória dos jogos, mantendo a segurança e o conforto da delegação, composta por cerca de 500 pessoas, entre atletas e dirigentes”.
O secretário destacou que todos os contratos, convênios e pagamentos de bolsa-atleta serão cumpridos. “Ninguém pode ser prejudicado por um problema ocasionado pela organização dos Jogos Abertos”.