A Câmara Municipal de Jacareí abriu suas portas na tarde desta quarta-feira (10) para que a Orquestra Sinfônica Jovem pudesse gravar um novo arranjo para o Hino da cidade. Cerca de 60 crianças e adolescentes da Orquestra, entre instrumentistas e coral, estiveram presentes na gravação, que deve ser concluída ainda esta semana. A criação deste novo arranjo, que inclui instrumentos ausentes nas versões anteriores, como o violino, foi proposta pela TV Câmara de Jacareí.
Atualmente, a versão tocada nas Sessões Solenes da Câmara é de meados da década de 1990, da então Banda Marcial de Jacareí. Por seu arranjo, que conta apenas com os instrumentos trompete, saxofone, clarinete, trombone e tuba, tal versão não pode ser considerada sinfônica, mas sim, feita por uma banda musical, como explica o maestro Mauro Messias Bueno.
Na nova versão foram incorporados viola, violoncelo, trompas, oboé, trombone com rotor, contrabaixo acústico, fagote e flauta transversal, além dos violinos. “Agora ficou um arranjo sinfônico”, diz Messias, que, com seu filho e também maestro Mauro Messias Jr, criou o novo arranjo e conduziu as gravações.
Para os trabalhos desta tarde, os integrantes da Orquestra Jovem tiveram de se preparar por duas semanas, devido à complexidade do Hino de Jacareí. De acordo com o maestro Messias, a letra utilizada será a da versão original do Hino, composta pelo poeta Benedito José Mendes Silva e, apesar do novo arranjo, o Hino não perderá sua característica original.
Hino de Jacareí – O Hino de Jacareí foi composto no final da década de 1960 e oficializado pela lei municipal de número 1.252. A letra é do poeta Benedito José Mendes Silva e a música original de Messias Santos.
O projeto de lei que instituiu o Hino foi encaminhado à Câmara Municipal pelo então prefeito Malek Assad em 23 de abril de 1969 e constituiu o processo de número 44/69. Com parecer favorável do Legislativo, o processo foi transformado em Lei, promulgada em 27 de junho de 1969.